SEXTA 2 JULHO 2010

21h30 | Gabriella Cilmi . Austrália

Aos 18 anos de idade, Gabriella já alcançou o estatuto de “princesa superstar”. A aventura no “passeio da fama” começou com o single “Sweet about me” – Um sucesso à escala mundial: Vendeu milhões de cópias, ocupou o top 10 das músicas mais ouvidas em 16 países e foi já visualizado mais de 20 milhões de vezes no YouTube.

Agora apresenta o seu último álbum “Ten”. Inspirada em músicos como Giogrio Moroder, Blondie e Donna Summer, criou um corpo de trabalho que agarra na new wave e em influências da música de dança mais clássica e transforma-as num som disco-pop-futurista. Um disco e um concerto que celebram a sua entrada no mundo adulto, mais forte e pintada de ouro eléctrico!





23h00 | Os Outros

Com o EP Banda Sonora para Curta-Metragem Sobre Delinquentes Lusos, de 2009, Os Outros contam a história de um conjunto de delinquentes à procura de um amanhã, ou de nada, numa teia de vivências dividida em sete cantigas. Os Outros são pessoas calmas e serenas que fazem uma espécie de rock e vêm, não de Riachos, nem Torres Novas, ou Santarém, mas destes sítios todos.



00h30 | Prova de Fogo














Muse, Megadeth, Metallica, Pearl Jam, Guns ‘n’ Roses, Nirvana, AC/DC, Iron Maiden, System of a Down, Placebo, U2 e Tina Turner são algumas das bandas que estes quatro músicos revisitam juntos desde 2007.




02h00 | Bomboca e Pirolito . dj set
alternativo
SÁBADO 2 JULHO 2010

18h00 às 20h30 | Workshop
Danças Ciganas . Gypsie Duende



















Orientação: Carolina Fonseca
Público-Alvo . Para todos a partir dos 8 anos




21h00 | XXXII Festival
de Folclore de Torres Novas














Rancho Folclórico de Torres Novas 
Rancho Folclórico e Etnográfico das Terras de Santa Maria 
Grupo Etnográfico de Esmoriz
Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Fial
Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Peneireiros” de Martinchel




23h00 | Clown In Libertá

















Teatro Necessario - Itália
de e com Leonardo Adorni, Jacopo Maria Bianchini, Alessandro Mori
Público-alvo – todos 
Duração – 1 hora

Um concerto continuamente interrompido pelos delírios cómicos dos músicos ou um espectáculo de clown bem suportado por música?
Três palhaços divertidos, simpáticos e talentosos são possuídos por uma excitação infantil ao terem ao seu completo dispor um palco e uma audiência. Sem diálogos, contam-nos uma tarde particular em que querem montar um espectáculo que espante, ganhe, abrace e beije o público que passa. Tentando por todos os meios maravilhar e surpreender, acabam por atropelar-se uns aos outros e … O que se segue são espantosas cenas de equilíbrio acrobático, duelos em câmara lenta, malabarismos intrincados e pirâmides humanas.
A música é a peça central da narrativa, dando ritmo a cada acção. O espectáculo, vencedor de vários Festivais de Novo Circo em toda a Europa, é uma viagem musical louca, quase nunca interrompida, mesmo durante as acrobacias mais impensáveis!




00h30 | Vice Versa



Banda de covers de clássicos dos anos 70, 80 e 90 além de temas mais actuais. Amantes sobretudo do Pop/Rock, cobrem também outros géneros como o Reggae, o Soul ou o Funk. Apostam numa sonoridade compacta onde a voz, a guitarra e o saxofone se apoiam numa sólida secção rítmica.


02h00 | Ponto G . dj set
alternativo
DOMINGO 4 JULHO 2010

18h00 às 20h30 | Workshop
Danças Ciganas

Público-Alvo . Para todos a partir dos 8 anos

21h30 | Mahala Rai Band
Metais ciganos dos subúrbios romenos 


















Na Roménia, os mais famosos e virtuosos músicos vivem em duas aldeias. Em Clejani, a sudoeste de Bucareste, violinistas, tocadores de címbalos, contra baixistas e acordeonistas formaram os extraordinários Taraf de Haidouks. Em Zece Prajini, a nordeste da capital na Moldávia, existe a maior concentração de tocadores de sopros por metro quadrado. É nestas duas aldeias que se encontram os instrumentistas que são capazes de arrebatar uma festa de casamento com um único solo lançado a uma velocidade super sónica.

Nos Mahala Rai Banda – nome inspirado pelos subúrbios ciganos das grandes cidades romenas – juntam-se músicos das duas aldeias, numa espécie de equivalente balcânico dos Memphis Horns com a secção rítmica dos Muscle Shoals, combinando poder e elegância, groove e virtuosismo. Editaram um primeiro álbum em 2004 e estão agora de volta com a sua mistura de música tradicional, pop oriental, rumba catalã, reggae e manele, a pop de Roma com um sucesso comercial ambíguo.
Mantendo o espírito de orquestra e tocando exclusivamente ao vivo, a banda lançou “Ghetto Blasters”, onde transborda o puro prazer de tocar e fazer a festa.
Que as vossas noites sejam longas, muito longas!





23h00 | Pop Dell' Arte


Nascidos em Janeiro de 1985, esta é uma das bandas mais originais que alguma vez apareceu na pop portuguesa, com um universo musical único, intemporal, subversivo e com um cunho simultaneamente internacional e lusitano. A sua música, não seguindo os estereótipos da canção de intervenção, assumiu sempre contornos de pop de autor que não apontando dedos a ninguém (porque é feio), sempre denunciou, através das suas idiossincrasias, o establishment musical e a sociedade que o consome. Ao longo dos seus anos de existência tiveram várias formações mas a sua linhagem foi sempre assegurada pelo seu vocalista e mentor João Peste.
2010 é o ano que marca o regresso da banda aos discos de originais! A edição de Contra Mundum é a celebração de 25 anos duma carreira invejável, cujo reconhecimento está vivo no impacto inegável que tiveram e têm, não só em várias outras bandas mas também na pop que a sua audiência exige para sim mesma.  

Os Pop Dell’Arte são a prova de que em música não há fronteiras nem desculpas para a mediocridade. Há o som da frente, e quem está, está.  



00h30 | O Vilão. dj set
funk | acid jazz

SEGUNDA 5 JULHO 2010 


Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)

De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos

Um armário público instala-se no jardim. Nas suas gavetas há chapéus, livros, brinquedos, copos, poemas, vasos, botas e desenhos. Traga de casa um objecto ou uma ideia que gostaria de trocar e leve algo novo para si.
Todos os fins de tarde acontecem micro-actividades de escrita e de desenho em torno dos objectos que aqui chegam e partem. A semana culmina na apresentação do espectáculo Histórias Suspensas que se desenrolam a partir de um outro e enorme armário.
Venha espreitar!




22h00 | Cais Sodré Funk Connection

 















Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, são a primeira banda residente no MUSICBOX, centro da actual cena musical da capital. Apaixonados pelo funk e a soul, este grupo de veteranos da música portuguesa, que junta elementos dos Cool Hipnoise, Quinteto Tati, banda Sam the Kid, Spaceboys ou Sitiados, entre outros, garante a sabedoria necessária à produção do mais contagiantes grooves.

Numa viagem pela história da música negra segundo os ensinamentos do godfather James Brown, a banda dedica-se a recriar alguns dos mais soulful e enérgicos momentos alguma vez gravados em vinil. O som e o ambiente dos clássicos da Motown, Stax, Chess Records e outras editoras míticas das décadas de 60 e 70, são tocados com a dedicação e energia de uma verdadeira celebração. 
Afinal isto é grande música de dança!






23h30 | Tiago Santos . dj set
(cool hipnoise rádio oxigénio) . funk | soul | reggae



TERÇA 6 JULHO 2010

Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)
De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos



 
22h00 | Diabo na Cruz















Eis a ponte entre duas margens que viveram separadas durante mais de trinta anos: a da Música Moderna Portuguesa e a da Música Popular Portuguesa. Cinco músicos com temas que são do mais fresco e entusiasmante que se fez por cá nos últimos anos. Música popular ao ritmo de um bom rock pop. Recuaram ao tempo em que a música tradicional era rainha e juntaram-lhe a atitude do século XXI. Perdoaram o folclore português e apresentam-se com guitarras aceleradas e letras contagiantes.
Há muito que a nossa música carece de um Tropicalismo que venha emancipar-nos e unir-nos, que junte o génio de José Afonso ao de António
Variações, sem fronteiras. Virou!





23h30 | Gonçalo Castro . dj set
pop | funk | latin
QUARTA 7 JULHO 2010




Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)
De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos

 

22h00 | Minyeshu
















Nascida em Dire Dawa na Etiópia, começou cedo a sua formação artística no Teatro Nacional de Addis Ababa, onde aprendeu a cantar e a dançar. Mais tarde partiu à descoberta da Europa com vontade de apresentar a cultura Etíope além fronteiras. 
A Holanda foi o país que a acolheu e a música foi o veículo escolhido para trabalhar a renovação da importante e rica cultura tribal do seu país.  
Minyeshu actualiza as sonoridades tradicionais cruzando-as com outras influências. Representa a renovação da cultura Etíope num patchwork musical com assinatura própria.


23h30 | Dub Bud . dj set
 (Badmood) . reggae | dub
QUINTA 8 JULHO 2010




Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)
De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos




22h00 | Anaquim















Em todas as canções de Anaquim, José Rebola, o seu compositor e letrista, coloca um dilema moral em destaque, canta uma história em modo de lenda popular ou pinta com detalhe uma tela quotidiana. Musicalmente o clima é de festa, de celebração, entre New Orleans, os Balcãs e a Feira Popular. Depois do single “Na Minha Rua” ter sido incluído na colectânea dos Novos Talentos da Fnac do ano passado e escolhido para ser o tema oficial das Festas de Lisboa, eis “As Vidas dos Outros”, o seu primeiro longa duração, que revela um talentoso músico acompanhado de excelentes instrumentistas e de uma atitude divertida onde a música se afirma como a melhor forma de enfrentar os nossos medos e monstros. Um bálsamo dançante para a aspereza do quotidiano!


23h30 | Mau . dj set
pop | indie | electro
SEXTA 9 JULHO 2010
 

Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)
De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos



22h00 | LURA















Após ter tido entrada directa para o Top 20 da tabela do World Music Charts Europe (WMCE), “Eclipse”, o quinto álbum de Lura, ganha vida em Torres Novas.

Neste disco, a artista revisita com alma os diferentes estilos cabo-verdianos, passando por ritmos vários, embrenhados na sonoridade bebida em encontros, nos palcos do mundo, com diferentes gerações e culturas. Uma elegância acústica que tanto ilustra a realidade da sodade, como retrata o batuku.
“Eclipse”, o tema que dá nome ao disco, transporta na voz sensual de Lura o sentimento confuso de melancolia e de tristeza, cantada desde sempre pelos poetas, onde a sonoridade da guitarra portuguesa evidencia a familiaridade entre o fado e a morna.

Plena de inspiração e energia, a sua voz marcará, mais uma vez, a diferença.




23h30 | Os Zé Pedro dos Xutos

Borguistas, paladinos, desvairados e lambareiros:
Esta viagem será uma aventura musical pelos mares revoltos do oeste lusitano, uma arriscada e imprevisível expedição que vos brindará com inflamadas baladas de pirosice latina, chalaças políticas e sátira pop-chunga-tuna, reinvindicações proletárias e manifestos pró Hi-5, poesia de taberna piladeira e improvisos d'assobio mui airosos.



00h30 | Los Gafas

Banda fantástica com mais de 2 milénios de existência apresenta covers de temas recentes, nomeadamente, os que foram feitos nas últimas 6 décadas e que têm sido recriados pelas bandas mais famosas do planeta em lindas versões.


02h00 | Lovemakers . dj set
electro | rock

SÁBADO 10 JULHO 2010



Armário de Trocas
Um armário para a troca directa de objectos (e de ideias)
De segunda a sábado . 17h00 às 20h00 . Para todos



19h00 | Teatro e Novo Circo
Histórias Suspensas
de Joana Providência | radar 360º
para todas as idades
















Um armário  guarda segredos. E dentro deste revelam-se histórias dentro de outras histórias. Três contadores, que simultaneamente saltam para dentro da história, agem e reagem através de voos, voltas e reviravolta, onde os desvios nos levam a outras pequenas histórias… As possibilidades são infinitas nesta caixa de fabricar sonhos onde o limite é a imaginação. As portas fecham-se e abrem-se, expondo e ocultando personagens e situações, que nos transportam para o imaginário infantil dos contos e das fábulas de encantar.

Intérpretes Co-criadores: António Oliveira,  Filipe Caco e Julieta Rodrigues


21h30 | Rupa and the April Fishes


















Agitadores musicais de São Francisco, seguram um espelho carnavalesco para a vida, onde esta se reflecte distorcida, bem-humorada e por vezes inquietante. Em este mundo, o seu segundo álbum, falam da vida, da morte, da arte, do amor e das divisões reais e artificiais que nos mantêm separados.

Especialistas em atravessar fronteiras e construir pontes, borram as linhas entre géneros e geografias para criar um som que a Time Out nomeou de agit-pop global. Com uma atitute pop alternativa condimentada com especiarias internacionais, misturam elementos do swing Cigano, a cumbia Colombiana, a chanson francesa e os ragas indianos. De acordo com Rupa, este mundo é uma colecção de sons e canções que realçam a alegria e a beleza acidental da vida assim como a sua companheira inexorável: o sofrimento humano. Música para provocar o pensamento e os pés!



23h00 | Virgem Suta

















A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através do Myspace, não fizeram uso das auto-estradas da informação para conquistar os milhares de fãs com que poderíamos abrilhantar esta nota. Valeram de duas guitarras, da voz e de uma mão cheia de canções. Eram virgens no mundo da música e quiseram demorar o tempo que fosse necessário para se considerarem prontos. Conseguiram-no e brindam-nos com uma belíssima estreia. Na dúzia de canções que compõem o disco, nas repetidas audições, consegue-se perceber o que os caracteriza e porque vão agradando a quem quer que os oiça. Porque não descartam a tradição, transpiram portugalidade e assumem-no. Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Não tenhamos dúvidas que se fossem espanhóis, tocariam castanholas. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural.
A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem. Curiosos?






00h30 | 4 Fun
Banda de quatro elementos que partilham a mesma paixão pelo Rock, marcando a diferença pelas suas diferentes versões dos grandes clássicos intemporais. A diversão e a boa disposição são os dois elementos essenciais. Da música portuguesa e internacional, passando pelos gloriosos anos 80 e 90… tudo pode acontecer. 



02h00 | Lorenzfactor . dj set 
alternativo
DOMINGO 11 JULHO 2010

19h00 | Teatro e Novo Circo
Histórias Suspensas
de Joana Providência | radar 360º
para todas as idades
















Um armário  guarda segredos. E dentro deste revelam-se histórias dentro de outras histórias. Três contadores, que simultaneamente saltam para dentro da história, agem e reagem através de voos, voltas e reviravolta, onde os desvios nos levam a outras pequenas histórias… As possibilidades são infinitas nesta caixa de fabricar sonhos onde o limite é a imaginação. As portas fecham-se e abrem-se, expondo e ocultando personagens e situações, que nos transportam para o imaginário infantil dos contos e das fábulas de encantar.

Intérpretes Co-criadores: António Oliveira,  Filipe Caco e Julieta Rodrigues


21h30 | Muxima 
HOMENAGEM AO DUO OURO NEGRO



















Um trilho que se fez caminho. Uma viagem aos sons e às cores matriciais de diferentes culturas. Horas de remotas melodias entretecidas de novas vozes e harmonias. Um tempo passado, tornado presente, num lusófono olhar nos olhos.
Uma vontade una tornada múltipla e um deleite nascido da paixão, do fazer com prazer. E o fruto, esse, denota frescura. Elevada concepção... E, adjectivemos sem receio, sublimes interpretações unidas em mestiço canto.
Dez são os temas, as memórias, as evocações. Quatro, os intérpretes. Quatro, os músicos. Uma, a homenagem.

Isabel Carvalho

50 Anos depois do início do Duo Ouro Negro “Elisa”, “Vou Levar-te Comigo”, “Amanhã”, “Mãe Preta”, “Maria Rita”, “Moamba, Banana e Cola”, “Menino de Braçanã”, "Muxima" entre outras, vão agora trazer uma série de recordações aqueles que viveram os tempos áureos da banda de Raul Indipwo e Milo MacMahon. E também dar a conhecer aos jovens uma das mais importantes bandas portuguesas iniciadas nos anos 60.





23h00 | Tertúlia do Fado de Coimbra

















O fado, a balada, a trova, são caminhos percorridos pelas vozes sui generis de um José Afonso e de um Luiz Goes. O dedilhar das guitarras herda e mantêm as escolas de Artur Paredes e de Flávio Rodrigues. Do Mondego para ao Almonda, do centro de Portugal para o coração do Ribatejo, de Coimbra a Torres Novas. Assim tem sido o percurso das vozes e das guitarras da Tertúlia do Fado de Coimbra, que, desde há quase duas décadas, vêm marcando a sua presença no encerramento destas festas. 


00h00 | Fogo de Artifício